segunda-feira, 4 de maio de 2009

Procurando definições: o que é casamento?

Cinco anos de relacionamento. Nasceu amor. Veio desconfiança. Veio briga. Incompatibilidade de gênios e gêneros e o que mais puder ser incompatível. Cresceu amor. Vieram mais brigas. Separações. Nasceram certezas. Amadureceu o amor. Veio o casamento.

Uma hora decidimos: vamos nos casar. E isso não precisou de muitos planos e pedidos formais. Simplesmente chegou a hora. Marcamos a data e casaremos no dia 24 de julho de 2009. O que isso significa? Ainda não sei dizer ao certo, ou sei?

Depois da última separação, uma coisa ficou decidida: precisávamos de mais que um namoro. Mas o que seria isso? Na prática, um documento firmado na justiça que institui legalmente a união de duas pessoas, que construirão uma vida em comum; e o reconhecimento divino de que duas pessoas vão, a partir dali, constituir uma família e “viverão juntas até que a morte as separe”. Pelo menos é isso que a assinatura no cartório e o “sim” dito à frente do padre na Igreja querem dizer. É, acho que não é bem essa a resposta.

Para mim, noiva de primeira viagem, que nunca casei, o casamento significa o início de uma vida nova. Cheia de responsabilidades que não me assustam, cheia de mistérios que não me assustam e ao lado de uma pessoa que, pelo menos agora, eu não posso viver sem. O que pode dar errado nisso?

Para muitas pessoas, a notícia do casamento parecia soar negativa. As perguntas "Tem certeza disso?" e "Você está grávida?" foram as primeiras reações de diversos amigos. Como se a decisão de dar um passo a frente num relacionamento só pudesse ser motivada por fatos concretos e seguros, como a ascensão em um emprego de salário de cinco dígitos, a compra de um imóvel no valor de seis dígitos ou a fatalidade de uma gravidez indesejada. Meu casamento vai ser mais que isso.

Caso para construir uma vida ao lado do meu marido (que engraçado usar essa palavra) e não para usufruir de uma vida já construida por um de nós. Caso para assumir a responsabilidade de fazer alguém feliz - o que é uma missão enorme. Caso porque sonho com filhos parecidos com meu noivo, eles devem nascer daqui a alguns anos. Perguntei para o meu noivo: - Por que você quer casar? Ele respondeu: - Porque eu te amo. Pois é. E eu fico tentando buscar definições e entender coisas tão simples. Caso porque o amo, ponto. E com base nessa certeza que assumimos a responsabilidade de mudar, de evoluir, de casar.

O sentimento de uma pessoa que está a 83 dias dessa mudança é uma mistura de euforia, felicidade, angústia, um pouco de medo, mas muita satisfação. Por isso, o dia da transição - o ritual e a festa que vão marcar essa mudança - precisa ser tão especial. Uma infinidade de cuidados, para dois sonoros “sim”'s que vão formalizar a união motivada por esse amor descoberto, que tem a vida toda pela frente.


Som do dia:
“Até quem me vê lendo jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei”, Los Hermanos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto daquela Pedra, e se ele Te ama, ele vai te fazer feliz. E eu vou comer salgadinho e bolo, e vou beber com você. E vou na sua despedida de solteira, que pra mim será enterro e renascimento. Enterro de uma otima parceira, e nascimento de uma mulher linda, amada, madura e feliz!

    Parabééns

    ResponderExcluir